Home | Empresa

Reciclagem

A importancia da Reciclagem

Reduzir, reutilizar e reciclar são os três R''s usados no processo de reciclagem de lixo, em conscientização ambiental. É preciso que o consumo de produtos supérfluos seja diminuído, que haja reutilização de materiais e que sejam reciclados todos os objetos possíveis, para evitar uma sobrecarga da natureza.
Reconhecer que existe uma grave crise. A degradação de nosso meio ambiente alastrou-se tanto que nossas cidades estão prestes a explodir com lixo e sujeira. Quanto mais poluídos estiverem o ar e o solo, mais necessária será uma grande purificação.

VANTAGENS DE RECICLAR O PLÁSTICO

A reciclagem de plásticos tem dupla vantagem: - primeiramente, reduz o volume final dos resíduos segundo - a recuperação dos resíduos e sua reutilização assegura a economia de matérias primas e de energia.
Isso pode ser entendido como uma alternativa para as oscilações do mercado abastecedor e também como preservação dos recursos naturais, o que podendo reduzir, inclusive, os custos das matérias primas.

O plástico reciclado tem infinitas aplicações, tanto nos mercados tradicionais das resinas virgens, quanto em novos mercados.

O plástico reciclado pode ser utilizado para fabricação de:
- garrafas e frascos, exceto para contato direto com alimentos e fármacos;
- baldes, cabides, pentes e outros artefatos produzidos pelo processo de injeção; - 'madeira - plástica';
- cerdas, vassouras, escovas e outros produtos que sejam produzidos com fibras;
- sacolas e outros tipos de filmes;
- painéis para a construção civil.

A reciclagem do plástico exige cerca de 10% da energia utilizada no processo primário.

O CICLO DE VIDA DO PLÁSTICO

PLÁSTICO FILME - Após ser separado do lixo, o plástico filme é enfardado para a reciclagem.

Na recicladora, o material passa pelo aglutinador, uma espécie de batedeira de bolo grande que aquece o plástico pela fricção de suas hélices, transformando em uma espécie de farinha.

Em seguida, é aplicada pouca água para provocar um resfriamento repentino que resulta na aglutinação: as moléculas dos polímeros se contraem, aumentando sua densidade, transformando o plástico em grãos.

Assim, ele passa a ter peso e densidade suficientes para descer no funil da extrusora, a máquina que funde o material e o transforma em tiras.

Na última etapa, elas passam por um banho de resfriamento e são picotados em grãos chamados 'pellets', que são ensacados e vendidos para fábricas de artefatos plásticos. Fonte: Instituto Ambientalista da Cidade do Rio de Janeiro Pensando no amanhã, reciclamos hoje.

Outros artigos:

Mapa do Site | Contato
Sarplast Indústria e Comércio de Embalagem Ltda Santa Bárbara d´Oeste – SP ©Copyrigth 2008. Sarplast. Todos os direitos reservados.